terça-feira, 14 Fevereiro, 2017

Moção de congratulações a ilustre juíza e escritora Luislinda Valois, pela nomeação ao cargo de Ministra dos Direitos Humanos.

MOÇÃO Nº 19.959/2017

Moção de congratulações a ilustre juíza e escritora Luislinda Valois, pela nomeação ao cargo de Ministra dos Direitos Humanos.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa votos de congratulações a ilustre juíza e escritora Luislinda Valois, pela nomeação ao cargo de Ministra dos Direitos Humanos.

Nascida em Salvador, Luislinda Dias de Valois Santos traz em sua história marcas do preconceito e superação. Ainda criança descobriu a dor do racismo, a mesma que lhe deu forças para seguir. Da menina de 9 anos que sofreu com a discriminação de um professor em sala de aula à mulher que se formou aos 39 anos na Faculdade de Direito, Luislinda carrega a determinação da mulher brasileira. E hoje, sua história é referência de luta no combate ao preconceito, orgulhando milhares de brasileiros.

Filha uma lavadeira e de um motorneiro de bonde, em 1984 tornou-se a primeira juíza negra do Brasil. Com trabalho e dedicação a magistratura, construiu um importante legado e, em 1992, proferiu a primeira sentença contra racismo no Brasil, condenando um supermercado a indenizar uma empregada doméstica, acusada, injustamente, de furto. Aos 67 anos lançou seu primeiro livro: ‘O Negro no Século XXI’.

Luislinda Valois também é idealizadora dos Balcões de Justiça e Cidadania, do Juizado Itinerante Marítimo Baia de Todos os Santos e da Justiça Bairro a Bairro, criado com objetivo de facilitar o acesso da população carente aos serviços judiciários.

Agora, essa ilustre mulher que sempre lutou pela igualdade dos direitos e pelo fim da discriminação racial, assume o Ministério dos Direitos Humanos, representando milhares de brasileiros que acreditam em um país mais justo.

Dê-se ciência da presente a homenageada, à sua família e aos órgãos de imprensa, para divulgação.
Sala das Sessões, 14 de fevereiro de 2017
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br