sexta-feira, 10 Fevereiro, 2017

Moção de aplausos ao documentário “Axé: Canto do Povo de um Lugar”

MOÇÃO Nº 19.948/2017

Moção de aplausos ao documentário “Axé: Canto do Povo de um Lugar”
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, Moção de aplausos ao documentário “Axé: Canto do Povo de um Lugar”, sobre a história do gênero musical baiano que conquistou o mundo.

Idealizado e dirigido pelo cineasta Chico Kertész, o documentário “Axé: Canto do Povo de um Lugar” é o trabalho que faltava para imortalizar uma das maiores expressões artísticas da Bahia: o Axé Music.

No início da sua história, na década de 80, o Axé Music foi tratado pela mídia de forma preconceituosa e pejorativa, contudo, vem provando ao longo dos anos toda a sua originalidade; seja nas letras, nos ritmos, nos arranjos ou nas coreografias, conquistando espaço e a simpatia do mundo. O Axé Music é um ritmo global.

O intuito do documentário é apresentar um registro histórico desse gênero, que revelasse o Axé Music, não só pela sua essência de movimento de exaltação, representação das manifestações populares, caldeirão miscigênico de ritmos como samba, reggae, ijexá, frevo, mas também como indústria sonora.

Após dois anos de pesquisa, 98 entrevistas e muita produção, o documentário chega aos cinemas às vésperas do carnaval e tem atraído não só os que gostam do estilo musical, mas também os apaixonados por boas histórias da Bahia.

É através do olhar do povo da Bahia, dos artistas e foliões, que o documentário “Axé: Canto do Povo de um Lugar” nos ajuda a entender e relembrar toda essa trajetória musical, e também, se coloca como o resgate de uma obra de arte musical vivida e construída por todos nós, baianos.

Parabéns, a equipe idealizadora do filme pelo brilhante trabalho e por ajudar a contar para o mundo a história da nossa música, da nossa terra, do nosso povo e do nosso sincretismo artístico cultural. À vocês, todo nosso Axé!

Dê-se ciência da presente aos órgãos de imprensa, para divulgação.
Sala das Sessões, 10 de fevereiro de 2017
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br