A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou por meio de nota que preventivamente restringiu a distribuição de água em cinco municípios localizados no sul da Bahia. São eles: Coaraci, Itacaré, Mascote, Uruçuca e Camacã. A justificativa da empresa é de que por causa da diminuição do nível das barragens e dos rios onde é captado água para tratamento e distribuição. A diminuição estaria sendo provocada pela falta
Com a redução do uso de água no momento de escassez, a Embasa acredita garantir o abastecimento contínuo desses municípios. Ainda conforme a Embasa, em Itacaré, o rio Ribeira, principal manancial, secou e a captação de água está sendo feita no rio Jeribucaçu. O abastecimento é realizado por meio de manobras na rede distribuidora, ou seja, para fornecer água em determinada área, como em um bairro, por exemplo, é preciso deixar de fornecer em outra e vice-versa, mas segundo a empresa como nas cidades as pessoas têm reservatórios de água, nenhum morador ainda reclamou de falta de água.
Já em Coaraci, o manancial da Serra da Palha esgotou e a captação é feita no rio Almada. Caso continue a estiagem, a Embasa fará o reforço do abastecimento por meio de carros-pipa. Em Uruçuca, o rio Almada está com vazão reduzida e, por isso, o fornecimento de água acontece em dias alternados nos dois setores da cidade, pois os mananciais – rio Serra Preta e rio Água Verde – estão secos.
Em Camacã, a barragem do rio Panelão, o principal manancial do município está com o nível baixo. E o manancial do distrito de Panelinha secou. Atualmente, o distrito de Panelinha está sendo abastecido com água levada à adutora a partir da sede municipal.
Ainda conforme a empresa, técnicos estão monitorando diariamente os mananciais de outros sistemas operados pela Unidade Regional de Itabuna, pois eles estão com níveis críticos por causa da estiagem prolongada. Fonte: Bahia.Ba
Publique o seu comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.