Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/deputado123/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284
sexta-feira, 22 janeiro, 2016

Fim de semana tem previsão de tempo chuvoso em toda a Bahia

Para os próximos dias, não são esperadas mudanças nas condições do tempo na Bahia. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que já vem atuando há vários dias, continua mantendo o céu encoberto e chuvoso em todo o estado. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), este sistema meteorológico é caracterizado por uma extensa banda de nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia até o Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.

Na Bahia, as regiões em que esse sistema meteorológico influencia o tempo com maior intensidade são o oeste, São Francisco, norte, Chapada Diamantina, sudoeste e sul, onde estão previstos eventos de chuvas com intensidade moderada. No entanto, os maiores acumulados de chuvas devem se concentrar no oeste e São Francisco, podendo ser acompanhadas de trovoadas, típicas do verão.

Por outro lado, para as regiões nordeste e Recôncavo Baiano, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que permanecem influenciado o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. Porém, não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas mais expressivas, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral.

Esta previsão também se estende para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde, mesmo com predomínio de chuvas, as temperaturas continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 24°C e máximas de 33°C. Altas temperaturas também são esperadas para o restante do estado, com máximas que devem variar entre 29°C (Chapada Diamantina e sudoeste) e 36°C (nordeste).

Maré

Para o período entre sexta-feira (22) e domingo (24), a maré deve atingir a altura máxima entre as 2h e as 5h e entre as 14h e as 17h, com valores variando de 2,0 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre as 8h e as 11h e entre as 20h e as 23h, com valores variando de 0,1 a 0,7 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação fraca, com altura máxima em torno de 1,5 metro.

Radiação

Uma das características do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para o período entre sexta e domingo, quando os índices devem variar de 13 a 14.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves. Fonte: Secom-Bahia

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br