segunda-feira, 31 agosto, 2015

Ferrovias baianas e PIL são debatidos na Assembleia

O deputado estadual Alex Lima (PTN) promoveu audiência pública para debater os impactos da desativação de trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), proposta na resolução 4131 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para o deputado, ante de pensar em desativação é necessário pensar em mais investimentos. “A Bahia não pode pensar em perder trechos de ferrovias, enquanto não temos propostas de investimentos”, disse. A mesa de debate foi composta pelo secretário de infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, o secretário de relações institucionais da FCA, José Osvaldo Cruz, o especialista em regulação da ANTT, Fernando Formiga, e o diretor da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa.

Na plateia, comporta por sindicatos dos ferroviários, representantes da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), autoridades políticas e associações ligadas ao tema.Durante o debate, o secretário Marcus Cavalcanti, ressaltou que a Bahia também já se posicionou contra as desativações. “O governo baiano protesta contra essa desativação e o governador Rui Costa tem lutado para que haja mais investimentos nas ferrovias baianas”, afirmou.

Em contra resposta, os representantes da ANTT e da FCA afirmaram que ainda não há confirmação sobre a desativação dos trechos. “Essa desativação foi uma decisão política, mas é preciso ressaltar que ainda não há nada definido”, disse Fernando Formiga da ANTT. “Esta casa (Assembleia) vai continuar lutando pelos interesses da Bahia, inclusive no que for referente a competitividade turística e econômica”, finalizou Alex Lima.

Ascom Dep. Alex Lima (PTN)

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br