O deputado estadual Alex Lima (PTN) promoveu audiência pública para debater os impactos da desativação de trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), proposta na resolução 4131 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Para o deputado, ante de pensar em desativação é necessário pensar em mais investimentos. “A Bahia não pode pensar em perder trechos de ferrovias, enquanto não temos propostas de investimentos”, disse. A mesa de debate foi composta pelo secretário de infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, o secretário de relações institucionais da FCA, José Osvaldo Cruz, o especialista em regulação da ANTT, Fernando Formiga, e o diretor da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa.
Na plateia, comporta por sindicatos dos ferroviários, representantes da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), autoridades políticas e associações ligadas ao tema.Durante o debate, o secretário Marcus Cavalcanti, ressaltou que a Bahia também já se posicionou contra as desativações. “O governo baiano protesta contra essa desativação e o governador Rui Costa tem lutado para que haja mais investimentos nas ferrovias baianas”, afirmou.
Em contra resposta, os representantes da ANTT e da FCA afirmaram que ainda não há confirmação sobre a desativação dos trechos. “Essa desativação foi uma decisão política, mas é preciso ressaltar que ainda não há nada definido”, disse Fernando Formiga da ANTT. “Esta casa (Assembleia) vai continuar lutando pelos interesses da Bahia, inclusive no que for referente a competitividade turística e econômica”, finalizou Alex Lima.
Ascom Dep. Alex Lima (PTN)
Publique o seu comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.