Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/deputado123/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284
segunda-feira, 9 novembro, 2015

Falecimento do empresário e educador José Corgosinho

MOÇÃO Nº 18.725/2015
Moção pesar pelo falecimento do empresário e educador José Corgosinho de Carvalho Filho.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa votos de pesar pelo falecimento do empresário e educador José Corgosinho de Carvalho Filho.

Em um país onde a educação tem sido tão menosprezada, ao longo de tantos séculos, torna-se ainda maior a lacuna causada pelo falecimento de José Corgosinho de Carvalho Filho, que nos deixou aos 84 anos de idade no último dia 21 de outubro de 2015, após uma vida dedicada ao desenvolvimento da Bahia e ao amparo de nossas crianças.

Mineiro de Abadia, nascido em uma família de poucos recursos, aprendeu desde cedo a valorizar a educação como o caminho para uma vida melhor. Era emocionado, que contava aos amigos: “Meus pais eram muito pobres. Meu pai era dentista prático, não formado, e minha mãe, agricultora. Muitos anos depois, começaram a estudar e eu, já adulto, assisti às suas formaturas, ambas em faculdades públicas: ele em Odontologia e ela em Farmácia.”

Graças a uma bolsa de estudos, pôde estudar no Colégio Jesuíta Santo Inácio – o Aloisianum, em Botafogo, no Rio de Janeiro, de onde foi para o Colégio Mineiro, em Belo Horizonte, e depois para a Faculdade, em Ouro Preto, onde, em 1955, graduou-se em engenharia de minas, metalurgia e civil.

Em 1951, fundou a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa), que se tornaria uma das maiores empresas do setor de mineração e metalurgia do Brasil. Mas não se contentou em gerar empregos e promover o desenvolvimento: em 1975, atendendo a seu ideal de promover a educação, criou a Fundação José Carvalho, que leva o nome de seu pai e beneficia cerca de cinco mil crianças e adolescentes ao ano, por meio de projetos de educação.

Tornado cidadão baiano, graças a seu amor por nossa terra e seu trabalho pelo progresso da Bahia e pelo futuro de nossas crianças, José Carvalho deixa uma tristeza imensa em todos que o conheceram a aprenderam a admirá-lo. Mas continuará presente entre nós, pela grandiosa obra que realizou e pelo magnífico trabalho da fundação José Carvalho, que proporciona a tantos jovens baianos a possibilidade de uma vida melhor!

Dê-se ciência da presente à família do homenageado e à Fundação José Carvalho, para conhecimento de nosso pesar e nossa admiração.

Sala das Sessões, 21 de outubro de 2015.

Alex Lima
Deputado Estadual
Sala das Sessões, 22 de outubro de 2015
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br