terça-feira, 27 outubro, 2015

Estado dobra Redas e quer ampliar prazo de contrato

Além de quase dobrar o número de contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) nos últimos anos, o governo da Bahia pretende ampliar o prazo de duração do contrato para três anos nos casos de profissionais das áreas de educação e saúde.
Conforme o quadro de pessoal do estado presente no orçamento de 2014, o Executivo tinha 9.613 Redas. Na proposta orçamentária de 2016, este número sobe para 18.027.
Por meio de nota, a Secretaria da Administração do Estado afirmou, por sua vez, que “desde 2007, a administração estadual tem cortado pela metade o número de servidores contratados por Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), caindo de 22.000 para 11.778”.
Mudança de prazo
Projeto encaminhado para a Assembleia Legislativa revoga o trecho do Estatuto dos Servidores da Bahia referente à contratação temporária de excepcional interesse público.
Atualmente, as contratações via Reda não podem ultrapassar dois anos, podendo haver apenas uma prorrogação por período igual.
No texto enviado para a Assembleia, há a possibilidade de que esse prazo suba para três anos para os casos de substituição de professores, atendimento de necessidades de unidades de saúde ou para “atender a serviços cuja natureza ou transitoriedade justifiquem a pré-determinação do prazo”.
Concursos
O governador Rui Costa declarou que o projeto não irá inviabilizar concursos programados e tem como objetivo “fazer economia”. “Fazer uma seleção de Reda custa muito. Às vezes, há profissionais que vêm executando bem suas funções, mas venceu o (prazo do) Reda, e temos que fazer nova seleção”, afirmou Rui. Fonte: Jornal A Tarde

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br