sexta-feira, 15 Abril, 2016

Emancipação de Mata de São João

MOÇÃO Nº 19.154/2016
Moção de congratulações à população de Mata de São João, pela passagem do aniversário de emancipação do município.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, votos de congratulações à população de Mata de São João, pela passagem do aniversário de emancipação do município.

A história de Mata de São João começa praticamente ao mesmo tempo que a história do Brasil. Já em 1551, iniciava-se a construção da Casa da Torre, cujas ruínas são hoje o maior monumento histórico do município.

A principal atividade econômica do município é o turismo. Mas não se pense que esse turismo seja baseado apenas na história. A sua região litorânea, a Costa dos Coqueiros, é famosa pela beleza de suas praias e por ter sol o ano inteiro.

Aproveitando o acervo histórico, a natureza exuberante e a localização privilegiada que possui, pois fica a apenas 56km de Salvador, Mata de São João é um point mundial de turismo. Seus distritos, entre os quais estão Praia do Forte, Imbassaí, Diogo e Costa do Sauípe, atraem visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

São muitas as atrações turísticas, nos 28 quilômetros de litoral matense: mata atlântica, dunas, restingas,manguezais, coqueirais, lagoas, riachos e cachoeiras. Na Praia do Forte, os projetos Tamar e Baleia Jubarte, a Reserva Ecológica Sapiranga e o histórico Castelo do Forte. Próximos ao Rio Imbassaí, estão a vila de Imbassaí e Vila de Diogo, onde está a Praia de Santo Antonio. Na Costa do Sauipe existe um megaempreendimento hoteleiro, com 176 hectares de área construída, referencia em hotelaria na Bahia.

E, além de todos estes atrativos, o município mantém as tradições culturais passadas por outras gerações, como a capoeira, o samba de roda e o maculelê; o encontro entre as culturas indígena e africana, a memória dos caboclos que por ali passaram há muitos anos. É um patrimônio histórico, artístico, cultural e material que foi preservado durante anos, importante para a memória do País.

Nossos parabéns, portanto, aos amigos de Mata de São João, que no dia 15 de abril de 2016 comemora 170 anos de emancipação. Que Deus continue abençoando essa terra linda e seu povo maravilhoso!

Dê-se ciência da presente à Prefeitura e à Câmara Municipal, para conhecimento e divulgação.

Sala das Sessões, 15 de abril de 2016.

Alex Lima
Deputado Estadual

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br