quarta-feira, 31 agosto, 2016

Emancipação de Bom Jesus da Lapa

MOÇÃO Nº 19.679/2016
Moção de congratulações com os habitantes de Bom Jesus da Lapa, pelo aniversário do município, que transcorre em 31 de agosto.
O deputado que esta subscreve faz, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, a presente moção de congratulações com os habitantes de Bom Jesus da Lapa, pelo aniversário do município, que transcorre em 31 de agosto.

Bom Jesus da Lapa é uma cidade banhada pelo Rio São Francisco, localizada a 796 km de Salvador, que apresenta um grande diferencial entre as demais cidades baianas: a Fé. Bom Jesus da Lapa está entre os maiores centros religiosos do Brasil, recebendo todos os anos mais de 700.000 romeiros, que viajam em busca dos santuários, entre os quais se destaca a Gruta do Bom Jesus.

Esta saga de fé foi iniciada em 1691, quando Francisco de Mendonça Mar, também conhecido como O Monge, caminhou por vários meses até chegar à Bahia, mais precisamente numa localidade conhecida como o Morro da Lapa. Já no local, o Monge passou a morar numa gruta, onde iniciou uma vida de eremita, devoto de Jesus e Maria da Soledade.

O Monge Francisco denominou o local como Santuário do Bom Jesus e, aos poucos, devotos resolveram fazer sua moradia perto do lugar, onde se achava a imagem do Bom Jesus. Com o aumento de moradores no local, o Monge construiu junto ao Santuário, um hospital e um asilo para os pobres e doentes, dos quais cuidava e assim começou a crescer ao lado da lapa do Bom Jesus um povoado, assumindo o mesmo nome de Bom Jesus da Lapa.

Graças às constantes peregrinações, que se transformaram em grandes e permanentes romarias de fiéis ao Santuário do Senhor Bom Jesus, o povoado se desenvolveu, transformando-se em vila em 1870 e atingindo a categoria de município em 31 de agosto de 1923.

O morro da Lapa, principal atração do município, localiza-se no perímetro urbano da sede, tem 93 metros de altura, 400 metros de largura e aproximadamente 1.000 metros de extensão. É nele que fica a Gruta do Bom Jesus, procurada por milhares de peregrinos e da qual se contam muitos casos de milagres e preces atendidas.

A Bom Jesus da Lapa, este símbolo da fé e da força de nosso povo, e à sua gente religiosa e trabalhadora, o nosso sincero abraço e a nossa promessa de que, com a graça do Bom Jesus, continuaremos a trabalhar pelo desenvolvimento do município e por melhor qualidade de vida para os nossos amigos lapenses!

Dê-se ciência da presente à Prefeitura, à Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa e às demais autoridades municipais.
Sala das Sessões, 31 de agosto de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br