Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/deputado123/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284
terça-feira, 26 janeiro, 2016

Educação ambiental chega a moradores de Ilha de Maré

O Instituto Maré Global vai dar continuidade às Oficinas de Educação Ambiental, em Ilha de Maré (distrito de Salvador), instalando sua Tenda Ambiental na comunidade de Martelos (norte da Ilha), nessa terça-feira (26/1), das 9h às 16h. A ação, com parceria do Programa Maré Boa, da Braskem, terá como tema “Resíduos e Saúde Ambiental”.
“Nosso principal objetivo com o tema desta Tenda é alertar aos participantes – adultos e, principalmente, crianças – que existem alternativas a serem feitas por nós, com baixo custo e altíssimo benefício à saúde ambiental e humana”, explicou a coordenadora do Maré Global, Karina Martins. Nas oficinas, que contam com exposições de banners e brincadeiras, serão mostrados os prejuízos com a destinação irregular dos resíduos, como descartar adequadamente o lixo e como reutilizá-lo.
Em uma das oficinas, “Construção de Produtos: Reutilização e Arte”, os participantes vão confeccionar produtos reutilizando materiais, como garrafas pet, papelão e revistas velhas. “Este material vai ganhar nova utilidade, serão transformados, por exemplo, em porta-lápis e brinquedos, como carrinhos e origamis de peixes e mariscos. Assim, demostramos a importância da reutilização para diminuir a produção de lixo”, contou Karina.
Em todas as localidades nas quais o projeto é apresentado, dois moradores da comunidade são capacitados e participam diretamente da Tenda Ambiental. A responsável pelos projetos socioambientais da Braskem no Maré Boa, Sandra Costa, reafirma que um dos objetivos do programa é apoiar ações que mobilizem e ajudem as comunidades da região do Porto de Aratu, contribuindo para a conscientização ambiental e sustentabilidade.
Em 2015, o Maré Global realizou atividades nas comunidades de Praia Grande, Santana, Botelho e Bananeiras, sempre com temas voltados ao interesse das comunidades, que vivem principalmente da pesca e da cata de mariscos. O instituto realiza o monitoramento da pesca na Ilha de Maré com o objetivo de organizar informações técnicas sobre a atividade pesqueira na ilha e, em março, será iniciado o curso de Formalização da Pesca Artesanal, voltado para a comunidade de pescadores e marisqueiras.
O Programa Maré Boa, criado pela Braskem, tem como objetivo desenvolver ações socioambientais nas localidades litorâneas e apoiar atividades comunitárias. Fonte: Tribuna da Bahia

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br