segunda-feira, 31 agosto, 2015

“É inadmissível que a essa altura os estudantes enfrentem transtornos com o Fies

Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na tarde desta quarta-feira (11), o deputado estadual Alex Lima (PTN) solicitou que a Comissão de Educação da Casa cobre esclarecimentos do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre os problemas que os estudantes da Bahia e do Brasil têm enfrentado na contratação e renovação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

“É inadmissível que a essa altura os estudantes enfrentem transtornos para aderir ou renovar seus contratos com FIES. Minha sugestão é que o colegiado cobre e fiscalize para colocar em prática o discurso da nossa presidente, Dilma Rousseff, quando ela fala da importância de uma ‘”pátria educadora” que acolha nossos jovens”, frisou o parlamentar.

Em seu discurso, Alex Lima justificou sua iniciativa com base nas frequentes matérias jornalísticas, onde alunos reclamam que estão enfrentando dificuldades com a redução do número de disciplinas, pagamento da taxa de matrícula e mensalidade. “É um problema de âmbito nacional”, disse.

Na ocasião, Lima ressaltou também a importância de assegurar o direito à educação dos estudantes mais carentes que sonham com a graduação. Só na Bahia, entre 2010 a 2014, mais de 132 mil estudantes firmaram contrato com o Fies e uma das 34 faculdades particulares credenciados ao programa. A assessoria do parlamentar tentou entrar em contato com o Mec e Fundo Nacional, mas até o fechamento da matéria não havia obtido retorno quanto ao motivo para os transtornos. O prazo para de adesão ao financiamento encerra no dia 30 de abril.

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br