segunda-feira, 9 janeiro, 2017

Deputado repudia samba enredo que critica agronegócio

O deputado estadual Alex Lima (PTN) repudiou o samba enredo deste ano da escola carioca “Imperatriz Leopoldinense”, que critica duramente o agronegócio brasileiro. Para o parlamentar, a escola desrespeitou e demonstrou total desconhecimento sobre o setor que, atualmente, representa 22% do PIB Nacional. “Em certo trecho, os produtores rurais são chamados de ‘monstros’ e isso é uma generalização cruel e perigosa, pois se o país não está numa situação pior, é preciso agradecer ao agronegócio. Antes de criticar, é necessário conhecer a história do nosso país e reconhecer a importância do setor que tem alimentado o mundo”, defendeu o deputado.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam o agronegócio brasileiro como principal suporte da economia do país. Em relação a produção de milho, a Bahia é o principal estado produtor do Nordeste com 7,7% da produção nacional. “Milhares de trabalhadores rurais da Bahia, assim como de toda a região nordeste, tem se sentido injustiçado com as frases desse enredo. Já passou da hora do mundo reconhecer a importância do trabalho no campo e daqueles que lutam diariamente para garantir o alimento do país”, afirmou.

Após divulgação do tema para o carnaval deste ano, diversas entidades brasileiras já se manifestaram contra as críticas ao setor. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel Machado Borges, disse que o agronegócio tem sofrido ataques infundados. “Inaceitável que a maior festa popular brasileira, que tem a admiração e o respeito da nossa classe, seja palco para um show de sensacionalismo e ataques infundados pela Escola Imperatriz Leopoldinense. O setor produtivo e a sociedade não podem ficar calados diante a essa injustiça”. Já a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador (ABCCMM) demonstrou apoio aos manifestos realizados pelas demais entidades rurais e ressaltou que o tema escolhido, que critica o agronegócio, “não condiz com a história e realidade do setor”.

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br