sexta-feira, 4 dezembro, 2015

Cerveja de umbu é um dos destaques da Feira da Agricultura Familiar

Você já experimentou cerveja de umbu? Caso, não, você tem que visitar a VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontece, em paralelo à Fenagro, até o próximo domingo (6/12), no Parque de Exposições de Salvador, onde encontrará isso e muito mais.

A fruta nativa da caatinga de sabor agridoce e rica em vitamina C se juntou ao malte, ao lúpulo e a levedura e resultou na fabricação de uma inédita e deliciosa cerveja artesanal, batizada de Saison Umbu.
A bebida é resultado da associação da cooperativa baiana de agricultura familiar, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), e uma empresa mineira especializada em cervejas com frutas e especiarias brasileiras cultivadas em comunidades nativas.
Sua composição tem 10% da fruta e 6,2% de álcool. A acidez, doçura e perfume do umbu equilibram-se com os aromas e sabores frutados, cítricos e condimentados desta refrescante Saison, estilo de cerveja originado na Bélgica que, tradicionalmente, inclui em sua produção ingredientes como sementes, especiarias e frutas.
A cerveja de umbu é produzida em lotes de 1,5 mil litros, na Cervejaria Krug Bier, em Nova Lima, Minas Gerais, sob o acompanhamento dos cervejeiros da Experimento Beer em todo o processo, desde a brassagem (o cozimento do malte para converter em açúcares o amido dos grãos), passando pela fermentação e maturação, até o envase.
A FEBAFES é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), com o objetivo de conceber um espaço para promoção, divulgação e comercialização dos produtos dos empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária, bem como promover a capacitação dos expositores e agricultores familiares. Fonte: Tribuna da Bahia

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br