quarta-feira, 23 março, 2016

Bahia é destino número um dos soteropolitanos no feriadão

Muitos hotéis e pousadas do interior da Bahia já comemoram lotação máxima dos quartos no feriado da Semana Santa. De acordo com o empresário Glicério Lemos, presidente da Associação da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA), a procura pela Bahia na Páscoa deste ano já superou a de 2015, quando a ocupação atingiu 59%.

“A expectativa é a de que neste ano, esse número fique entre 70% e 75%”, estima Lemos. Conforme dados da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), o litoral e a Chapada Diamantina já estão com ocupação de 70% a 100% em hotéis e pousadas.

Morro de São Paulo, Bahia
(Foto: LK Comunicação/ Divulgação)

Além de ser um bom momento para aproveitar a beleza natural baiana, para Glicério, um dos motivos para esse crescimento são os altos preços das passagens aéreas, que deixaram os destinos mais próximos, onde as pessoas podem chegar de carro, mais atrativos.

É por isso que a associação espera que a maioria dos destinos no Litoral Norte bata a marca de 90% de ocupação. “Os soteropolitanos têm procurado bastante as praias ao norte do estado, principalmente pela proximidade da capital”, concorda José Alves, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA).

Na Turismar Viagens, os locais mais procurados são os resorts em Praia do Forte, Imbassaí e Sauipe, por oferecerem estruturas de lazer, refeições e gratuidade para crianças. “Só estou procurando por resorts ou grandes hotéis. Os preços são mais altos, mas é muito cômodo por todos os serviços que têm”, conta a engenheira Lúcia Almeida, que vai viajar com a família.

A uma semana do feriadão, Lúcia foi à agência para decidir onde passaria o feriadão. Ela até pensou em ir para Fortaleza, mas desistiu justamente pelo preço das passagens. Segundo Roberta Minamoto, do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, a procura dos baianos pelo hotel é realmente grande.

“Temos uma demanda mista (nacional e internacional). Porém, por volta de 60% dos nossos hóspedes são da Bahia e estados vizinhos”, diz.

Opções em conta
Aos que procuram alternativas de hospedagem mais baratas e dispensam o luxo dos grandes hotéis, as pousadas são uma boa escolha. Para a estudante Renata Lima, que vai passar a Semana Santa na pousada Porto do Sol, em Praia do Forte, a localização – a pousada fica a poucos passos de bares e restaurantes – e os preços acessíveis foram atrativos que a fizeram resolver não passar o feriado em branco.

Renata Lima viaja com amigas e prefere se hospedar em pousadas
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

“Prefiro ficar em pousada porque é muito mais em conta. Principalmente quando você está viajando com os amigos, quer ficar em um lugar central e aproveitar as atrações que o destino oferece”, admite. Por R$ 520, ela vai se hospedar por 4 noites em um quarto compartilhado com duas amigas, com café da manhã incluído no pacote.

Distância
A badalada Porto Seguro também figura entre as cidades do estado mais procuradas no feriado. Dentre os lugares mais populares, estão o centro histórico e as praias, como Arraial d’Ajuda. Segundo a Associação da Indústria de Hotéis da Bahia, os hotéis da região já estão com quase 100% das vagas reservadas.

Gerente comercial do Arraial d’Ajuda Ecoresort, Rafael Badin afirma que todos os 164 quartos do hotel já estão reservados para a Semana Santa. “Há dois meses não temos mais vagas para o feriadão. Já está tudo lotado”.

Por ser mais longe da capital baiana, no entanto, a maioria dos futuros hóspedes é de outras regiões do país. “Os turistas daqui geralmente vêm da região Sudeste e Sul, principalmente de Vitória (ES), que é mais perto do que Salvador”, conclui Rafael.

Já em Salvador, ainda de acordo com a Abih, as reservas estão em torno de 70% da ocupação dos cerca de 40 mil leitos. A associação diz que, com a revitalização dos principais destinos turísticos da cidade, como as orlas da Barra e do Rio Vermelho, o movimento turístico aumentou em relação ao ano passado. Fonte: Correio

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br