quinta-feira, 3 dezembro, 2015

Alunos da Bahia apresentam inventos durante feira de ciência

Cerca de 4 mil alunos de diversas regiões da Bahia iniciaram, nesta quarta-feira, 2, na Arena Fonte Nova, os três dias de atividades do 4º Encontro Estudantil Todos Pela Escola. O evento, que termina na sexta, 4, é o ponto alto dos projetos desenvolvidos no ano, nas áreas de ciência, artes, cultura e esportes.
Pinturas que poderiam ser confundidas com as de artistas renomados, fotografias, projetos e experiências são alguns dos trabalhos materializados pelos estudantes com temas que abrangem música, artes visuais, literatura, cinema, patrimônio histórico, dança e matemática, entre outros.
Muitos dos projetos, inclusive, são pensados pelos alunos para facilitar a vida das pessoas, a exemplo da “cadeira antiesquecimento”, projetada pelos estudantes Arthur Dias, 15, e Fagner Jacome, 16 anos, para evitar que pais deixem as crianças dentro dos veículos.
Alunos do Colégio Estadual de Salobrinho, em Ilhéus (a 308 km de Salvador), os dois criaram um circuito com um sensor de pressão – para medir a redução do oxigênio no carro fechado – e outro de presença acoplado no banco do carona, para evitar que os pais esqueçam os filhos nos veículos.
“Caso a criança seja esquecida na cadeirinha, o alarme do carro vai disparar e chamar a atenção das pessoas”, explicou Arthur. “Ainda estamos aperfeiçoando o sistema, mas nosso objetivo é salvar vidas, já que esses casos têm ocorrido com alguma frequência pelo país”, completou Fagner.
Já os estudantes Otávio Silva, 11, e Jairo Santos, 13 anos, criaram a miniatura de um guindaste hidráulico confeccionado apenas com algumas seringas (que impulsionam o movimento), mangueiras, dobradiças, pedaços de madeira e ganchos de metal.
Alunos da Escola Estadual Dona Tina, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, os garotos elaboram o projeto sob a supervisão do professor Amilton Porto. “É um dispositivo construído com material de baixo custo, bastante acessível”, contou Otávio Silva. Fonte: A Tarde

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br