Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/deputado123/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284
sexta-feira, 22 janeiro, 2016

Agricultura familiar da Bahia ganha reforço com Programa Cisternas

Com a chegada da chuva, a agricultura familiar na Bahia ganha reforço com tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para consumo humano e dessedentação animal. A meta é construir 6.933 cisternas calçadão e 4.828 barreiros trincheiras para atender a 11.761 famílias de 161 municípios do semiárido.

A iniciativa é do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no âmbito do Programa Estadual Água para Todos, através do Convênio 027/2013.

De acordo com o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, a previsão é que, até dezembro de 2016, o convênio esteja totalmente executado. “Já entregamos cerca de três mil aguadas e, até o fim do ano, vamos executar as demais”.

Segundo a coordenadora de produção do Água para Todos, Kamilla Santos, a cisterna calçadão é uma tecnologia de captação de água da chuva com capacidade para armazenar 52 mil litros. “Ela [o equipamento] possui um calçadão de 200 m² onde a água da chuva escorre para a cisterna”.

Já o barreiro trincheira é usado mais para dessedentação de animais de pequeno e médio porte. “É estreito e profundo, [em] média de três a quatro metros, para evitar a evapotranspiração [evaporação a partir do solo e transpiração das plantas]. O barreiro acumula, em média, 500 m³ de água”.

Articulação

Com o objetivo de definir metas para 2016, discutir a execução financeira e orçamentária e a resolução de pendências associadas aos parceiros, além de fazer um alinhamento do convênio, foi realizado na quarta-feira (20) um encontro com gestores do Programa Cisternas, na sede da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Durante o encontro, com a participação de representantes da SDR, da CAR, de presidentes de Consórcios Públicos e de Organizações da Sociedade Civil, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional apresentou o convênio 027/2013. Entre as ações propostas no convênio estão mobilização das famílias, capacitação, intercâmbio de experiências e construção de tecnologias.

Captação

O governo federal reforçou as ações para que o agricultor familiar do semiárido possa produzir e criar animais mesmo nos longos períodos de seca. Entre 2011 e 2015, foram entregues 158 mil tecnologias de captação e armazenagem para produção – a chamada segunda água.

No ano passado, o governo federal, em parceria com organizações da sociedade, entregou 53,5 mil tecnologias sociais de armazenamento de água da chuva para produção. Com baixo custo, simples implantação e manutenção, as cisternas podem ser do tipo calçadão e de enxurrada, além de barragens subterrâneas e barreiros trincheira, entre outros modelos. Fonte: Secom-Bahia

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br