sexta-feira, 8 janeiro, 2016

Abrolhos – “Uma tragédia anunciada”, diz Alex Lima após lama alcançar reserva baiana

Em meio às informações de que a lama proveniente do vazamento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), pode ter chegado à região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o deputado estadual Alex Lima (PTN) criticou a falta de ações preventivas por parte da mineradora. “Essa já era uma tragédia anunciada desde novembro, quando ambientalistas ressaltavam as reais possibilidades da lama atingir essa, que é a área de maior biodiversidade do Atlântico Sul, e de lá para cá nada foi feito para impedir”, frisou o deputado.
Em novembro, Alex Lima, durante sessão, alertou sobre os riscos caso a lama com rejeitos chegasse à reserva baiana. “Agora, mais do que nunca, é preciso saber de onde virão os recursos para recuperar essa importante área do turismo do Estado e quem serão os responsáveis”, questionou.
Lima pediu ainda celeridade a mineradora responsável pelo desastre ambiental, no recolhimento dos dejetos que deixam as águas turvas das praias turísticas mais importantes da Bahia. “A lama traz prejuízos também as praias da região de Caravela e Trancoso”, lembrou o parlamentar.
Monitoramento –  Em coletiva, os presidentes do Ibama, Marilene Ramos, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Claudio Maretti informaram que estão monitorando a mancha que chegou à Bahia e que o parque não será interditado.

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br