terça-feira, 13 setembro, 2016

83 anos de Ribeira do Pombal

MOÇÃO Nº 19.705/2016

Moção de congratulações com os habitantes de Ribeira do Pombal, pelo aniversário do município, que transcorre em 19 de setembro.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, a presente moção de congratulações com os habitantes de Ribeira do Pombal, pelo aniversário do município, que transcorre em 19 de setembro.

Localizado a 299km de Salvador e com uma população estimada em 54.773 habitantes (IBGE/2016), o município de Ribeira do Pombal foi batizado em homenagem ao Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, célebre primeiro-ministro português.

Originado a partir de uma aldeia dos índios quiriris, o município foi criado pelo Decreto n°6.643, de 19/09/1933, sendo desmembrado de Cipó, com o nome de Pombal. Em 31 de dezembro de 1943, por força do Decreto-Lei n° 141, teve o topônimo mudado para Ribeira do Pombal.

Apesar de situado em uma região árida e da seca que assola periodicamente o município, Ribeira do Pombal tem uma grande vantagem em relação aos municípios vizinhos: o lençol freático, em todo seu território, é riquíssimo. Os poços artesianos raramente ultrapassam 50 metros de profundidade e a água encontrada é abundante, considerada de excelente qualidade.

Importante para a economia do município, a pecuária é dominada pelo gado bovino. No entanto, também são criados ovinos, caprinos, suínos, asininos e eqüinos. A região também é produtora de feijão, mandioca, milho, castanha de caju, banana, laranja e outras.

Ultimamente, graças ao trabalho de cooperativas, o mel caminha para tornar-se destaque econômico no município de Ribeira do Pombal, abastecendo toda a região e até exportando para longínquos destinos. Assume importância, também, a indústria do couro, utilizando matéria prima de Goiás, Ceará, Maranhão e o couro bruto local, para a fabricação de cintos, bolsas, jaquetas e outros produtos, para abastecer vários mercados da região e de outros estados.

Nosso abraço ao povo pombalense, que nos orgulhamos de representar nesta Assembléia Legislativa. Juntos, continuaremos a trabalhar pelo desenvolvimento do município e por maior qualidade de vida para sua gente!

Dê-se ciência da presente à Prefeitura, à Câmara Municipal de Ribeira do Pombal e às demais autoridades municipais.

Sala das Sessões, 13 de setembro de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br