terça-feira, 3 Janeiro, 2017

82 anos de Itiúba

MOÇÃO Nº 19.902/2017
Moção de congratulações em homenagem ao 82º aniversário de emancipação político-administrativa do município de Itiúba, comemorado em 17 de janeiro.

O deputado que esta subscreve faz, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Moção de Congratulações ao povo de Itiúba em comemoração aos 82 anos de emancipação político-administrativa do município a ser comemorado dia 17 de janeiro.

Itiúba, cercada de serras, possui diversas belezas naturais espalhadas por toda a cidade. As festas religiosas, cívicas e juninas atraem muitos visitantes para o município, que está localizado a 377 km da capital e conta com uma população estimada em 37.500 habitantes.

Segundo os relatos históricos, o território do atual município era habitado pela tribo indígena Caricás, quando os primeiros colonizadores ali chegaram. Os primitivos habitantes deram ao local a denominação de Itiúba, que significa “abelha dourada”.

No final do século XVII, o território fazia parte da Freguesia Velha de Santo Antônio de Jacobina. Transformada depois em “julgado”, teria sido incorporado ao arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. Pela Resolução Provincial nº 1.005, de 16 de março de 1868, foi elevado à categoria de freguesia, subordinada à Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim) e em 1884, sua subordinação transferiu-se para a Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas.

A partir de 1860 desenvolveu-se uma povoação na fazenda Salgada (situada no sopé da serra de Itiúba), que em 1880 viria a ser transformada em Arraial de Itiúba. Pelo Decreto Estadual nº 9.322 de 18 de janeiro de 1935 foi criado o município, com território desmembrado de Queimadas, e o Arraial elevado à categoria de cidade.

Hoje, a economia local tem seu forte na agricultura, pecuária e na extração mineral. Entre as principais culturas agrícolas e extrativistas estão o feijão, milho, sisal e mandioca. Esta terra, fincada no semiárido baiano, é orgulho do povo itiubense, que mantém suas tradições, sua cultura e faz o progresso deste pedaço do sertão baiano.

Nesta data de grande importância, em que Itiúba comemora seu aniversário de emancipação, parabenizamos esse povo batalhador e hospitaleiro e desejamos que o município continue a seguir o caminho do progresso e desenvolvimento da região, do Estado e do país.

Dê-se ciência à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal de Itiúba, para conhecimento e divulgação.

Sala das Sessões, 03 de janeiro de 2017
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br