quinta-feira, 11 agosto, 2016

81 anos do Conde

MOÇÃO Nº 19.633/2016
Moção de congratulações com os habitantes do Conde, pelo aniversário do município, que transcorre em 10 de agosto.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, a presente moção de congratulações com os habitantes do Conde, pelo aniversário do município, que transcorre em 10 de agosto.

Localizado a cerca de 150 km de Salvador, à qual é ligado pela Linha Verde, o município de Conde abriga 26.194 habitantes (IBGE/2015) e é abençoado com uma natureza exuberante, na qual se destacam praias e rios belíssimos. O município recebeu este nome em homenagem ao Conde dos Arcos, que determinou a sua elevação a vila, em 1806. Em 10 de agosto de 1935 tornou-se município emancipado, desmembrado de Esplanada.

Além da cultura do coco, a pecuária também faz parte da base econômica municipal. Mas, desde a implantação da Linha Verde, o turismo vem avançando devido às belezas naturais do Sítio do Conde, Barra do Itariri, Praia das Poças, Siribinha e Praia dos Artistas.

E estas não são as únicas atrações do município, que oferece também turismo ecológico, histórico e religioso. Diz-se que a Igreja de Nossa Senhora do Monte, situada no Alto do Cruzeiro, recebeu uma imagem da santa, que foi colocada no seu altar principal, mas no dia seguinte foi encontrada em um monte, próximo à igreja, em cima da copa de uma árvore; diante dos fatos, ali se construiu uma capela para recebê-la.

Outros atrativos do Conde são o artesanato, que utiliza materiais encontrados na cidade para produzir trançados, cestas, esteiras, pulseiras, chapéus e objetos decorativos, como abajures e outros, e a culinária, especializada em frutos do mar, como camarões, lagostas, caranguejos, siris, lambretas, caldos de sururu e moquecas de peixes.

Aos 81 anos, o Conde vive uma nova fase da sua história. Uma fase em que o desenvolvimento e a qualidade de vida são os principais objetivos da administração municipal, onde a Prefeita Marly Madeirol continua o trabalho iniciado pelo ex-prefeito, Paulo Madeirol, para dotar o município da infraestrutura necessária ao progresso que se aproxima.

Nosso abraço ao povo condense, que nos orgulhamos de representar nesta Assembléia Legislativa. Juntos, continuaremos a trabalhar pelo desenvolvimento do município e por maior qualidade de vida para sua gente!

Dê-se ciência da presente à Prefeitura, à Câmara Municipal do Conde e às demais autoridades municipais.
Sala das Sessões, 11 de agosto de 2016
Deputado Alex Lima1111

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br