quinta-feira, 10 novembro, 2016

64 anos de Acajutiba

Moção de congratulações com a população de Acajutiba, pela passagem do seu 64° ano de emancipação do município, em 28 de novembro.

O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa votos de congratulações com a população de Acajutiba, pela passagem dos 64 anos de emancipação do município, em 28 de novembro.

Acajutiba está situado no Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano e conta com uma população estimada em 15.717 habitantes atualmente. A origem de Acajutiba iniciou em 1905, quando surgiram os primeiros trilhos da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, ligando o povoado à capital do Estado. A partir daí, nasceu perto da estação, uma pequena feirinha localizada embaixo de um pé de caju. Essa pequena feira servia como ponto de encontro entre viajantes e garimpeiros, para compra, venda e troca de seus produtos, sendo que, por muitos anos, o garimpo no Rio Itapicuru foi o grande destaque da economia local.

Em 1918, pela Lei Estadual 1 236, o lugar deixou de ser povoação e foi elevada à categoria de vila: Vila do Cajueiro, município do Conde. Em 1937, o distrito de Cajueiro passou ao domínio do município de Esplanada, sendo o seu nome mudado para Acajutiba.

Em 28 de novembro de 1952, a sede foi elevada à categoria de cidade com a promulgação da Lei Estadual nº 505, recebendo o nome de Acajutiba e se desmembrando do município de Esplanada.

Acajutiba é um típico município do interior baiano, com topografia plana, clima agradável e povo hospitaleiro. O comércio local mantém transações principalmente com as praças de Salvador, Alagoinhas, Aracaju e Esplanada, de onde chega a maioria das mercadorias de consumo local.

O setor de comércio e serviços é relativamente satisfatório, com estabelecimentos variados, que incluem clínicas médicas, agência do Banco do Brasil e um posto do Bradesco, agência dos correios e do Desenbahia. A agricultura é a base econômica do município, com destaque para a produção de coco verde e seco, laranja, mandioca e seus derivados.

Um aspecto importante da cidade é a cultura festiva, com manifestações religiosas e folclóricas, das quais a principal é a festa da padroeira local, Nossa Senhora das Candeias, realizada no dia 2 de fevereiro. Também merecem destaque a Festa de Reis em 6 de Janeiro, o São João, o desfile cívico do 7 Setembro e o aniversário de emancipação da cidade, em 28 de novembro.

Diante da grandiosidade do município e seus moradores, aos amigos de Acajutiba, trazemos nossos parabéns por mais um aniversário e reafirmamos o nosso compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do município e pela qualidade de vida de sua gente!

Sala das Sessões, 10 de novembro de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br