segunda-feira, 24 outubro, 2016

47 anos do Jornal Tribuna da Bahia

MOÇÃO Nº 19.770/2016

Moção de congratulações com o jornal Tribuna da Bahia, pela passagem do seu 47° aniversário.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa votos de congratulações com o jornal Tribuna da Bahia, pela passagem do seu 47° aniversário.

Cada vez mais, a imprensa mostra a sua influência no mundo, na opinião pública e nas decisões tomadas pela sociedade. Com o avanço das telecomunicações, a informação é tão importante, que a imprensa chega a ser chamada “o quarto poder”.

Acontece que, quanto maior o poder, maior a responsabilidade a ele vinculada. Como formadores de opinião, os órgãos da imprensa e seus profissionais necessitam primar pela lucidez e imparcialidade, levando ao público as informações corretas e não opiniões ou interpretações pessoais. Só assim, a comunidade poderá tomar as decisões mais acertadas.

É exatamente sob esta ótica, que hoje homenageamos a Tribuna da Bahia, que completa 47 anos de existência sempre levando a seus leitores informações corretas e imparciais. Ao longo de sua história, a Tribuna encontrou muitas dificuldades e passou por momentos difíceis, mas em todos eles soube preservar a honestidade da informação, graças à honestidade de seus profissionais.

Fundada em 21 de outubro de 1969, graças ao espírito pioneiro e visionário de Elmano Castro, a Tribuna da Bahia já surgiu com a proposta de realizar uma comunicação diferente, mais leve e atraente para os seus leitores e que jamais transigisse com a verdade. Por ela, durante estes 47 anos, passaram alguns dos melhores jornalistas baianos, como: Joaquim Quintino de Carvalho, seu primeiro diretor de redação, João Ubaldo Ribeiro, Cid Teixeira, Joaci Góes, Sérgio Gomes, Grant Mariano, Raimundo Lima, João Santana, Bob Fernandes, Antônio Risério, Tasso Franco, Carlos Libório e Jânio Lopo, entre muitos outros.

É um verdadeiro panteão de grandes jornalistas, atraídos pela premissa de informação com seriedade. E por esta história, que honra o nosso estado, apresentamos nossas congratulações à Tribuna da Bahia, que desde a sua fundação permanece fiel aos princípios mais nobres do verdadeiro jornalismo, prestando assim um serviço de inestimável importância aos baianos e escrevendo uma das páginas mais consistentes de que se tem notícia, em toda a história da imprensa no Brasil!

Dê-se ciência da presente ao jornal homenageado e aos demais órgãos de imprensa, para divulgação.

Sala das Sessões, 24 de outubro de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br