quarta-feira, 23 Março, 2016

467 anos de Tucano

MOÇÃO Nº 19.049/2016

Moção de congratulações ao município de Tucano e sua população, pela passagem de seu 467° aniversário, em 21/03/2016.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa votos de congratulações ao município de Tucano e sua população, pela passagem de seu 467° aniversário, em 21/03/2016.

Fundado em 21 de março de 1837 e hoje com uma população estimada pelo IBGE em 55.777 habitantes, o município de Tucano ganhou este nome, segundo a versão corrente, por conta das muitas aves da espécie que existiam na região.

Tendo como principais atividades econômicas a agricultura (milho e feijão) e a pecuária (bovinos, ovinos e caprinos), Tucano avança cada vez mais no setor do turismo, com destaque para os distritos de Caldas do Jorro, famoso por suas águas quentes e medicinais, e Jorrinho, reconhecido pelo sabor incomparável da culinária local: o bode assado.

Merece destaque também a produção de objetos artesanais derivados do couro, como bolsas, carteiras, cintos, roupas e outras peças, produzidas principalmente no distrito do Tracupá. Além disto, o município é produtor de artesanato confeccionado com palha, cipó, madeira e cerâmica.

O inverno propicia as melhores condições para esse passeio, pois, com a significativa queda de temperatura na estação, os banhos de água quente tomados em “bicas”, na praça principal da cidade, tornam-se ainda mais prazerosos e relaxantes, além de terem efeito comprovado na cura de inúmeras doenças.

Não se pense, entretanto, que estas são as únicas atrações do município, que a cada dia atrai mais adeptos do turismo ecológico, por suas belas paisagens naturais e suas famosas grutas. A mais conhecida, a gruta do Buraco do Vento, fica localizada a 7 km da sede do município, com belíssimas formações rochosas esculpidas pela própria natureza. Há também a Serra de Santa Cruz, localizada na comunidade do Marizá. A Cachoeira do Inferno, local muito bonito e agradável, localiza-se a 45 km da sede do município. A vista de dentro da gruta do Buraco do Vento, por exemplo, também impressiona e dá a sensação para o visitante de estar na região da Chapada Diamantina.

Entretanto, a maior riqueza de Tucano está em seu povo, que, com seu trabalho e amor por sua terra, impulsiona o desenvolvimento do município. E é com os tucanenses que nos congratulamos por mais este aniversário, assumindo o compromisso de continuar trabalhando pelo progresso de Tucano e por uma vida melhor para toda a sua gente!

Dê-se ciência da presente à Prefeitura e à Câmara Municipal e aos órgãos de imprensa, para divulgação.
Sala das Sessões, 23 de março de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br