Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/deputado123/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284
segunda-feira, 9 novembro, 2015

466 anos de Salvador

MOÇÃO Nº 17.667/2015

A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia faz inserir, na ata dos seus trabalhos, votos de congratulações à Cidade do Salvador, pela passagem de seu 466° aniversário, em 29/03/2015

O deputado Alex Lima vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa seus votos de congratulações à Cidade do Salvador, pela passagem de seu 466° aniversário, em 29/03/2015
Salvador está completando 466 anos.
Mas, se existisse uma fonte da juventude para as cidades, ela decerto estaria aqui, em nossa querida capital! Porque a cada dia Salvador se mostra mais bela, mais forte e mais pujante, aliando as tradições ao desenvolvimento e seguindo rumo a um futuro melhor, com maior qualidade de vida para sua gente.
Fundada em 29 de março de 1549 e primeira capital do Brasil, Salvador é um verdadeiro tesouro histórico, uma memória viva da história do nosso País, além de ser reconhecida como o centro da cultura afro brasileira. Pelas ruas do Centro Histórico respira-se o passado, como se ainda fosse possível ver as sinhazinhas nas varandas dos sobrados e ouvir armas retinindo, nos combates pela Independência.
Engana-se, entretanto, quem pensa que Salvador vive atrelada ao passado! Com quase 3 milhões de habitantes, segundo o IBGE, nosso município é hoje o mais populoso do Nordeste, o terceiro do Brasil e o oitavo da América Latina, com uma área de 692,819 km2.
A região metropolitana, também conhecida como Grande Salvador, reúne uma população de quase 4 milhões de habitantes, e abrange 12 outros municípios: Camaçari, Candeias, Dias d’ Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. Está entre as 120 maiores do mundo!
Centro econômico, industrial, administrativo e turístico do estado, Salvador é também importante porto exportador e sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais. Aqui surgiu, por exemplo, a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com negócios em vários países do mundo.
Além de empresas, a cidade sedia também muitos eventos, organizações e instituições, como a Universidade Federal da Bahia, a nossa UFBA, segunda melhor do Norte-Nordeste, 58ª da América Latina e a brasileira que mais melhorou nos últimos dois anos, e a Escola de Administração do Exércio Brasileiro, localizada no prédio onde funcionava o Colégio Militar de Salvador.
O conhecido historiador Cid Teixeira, por ocasião dos 450 anos de Salvador, comparou o empreendimento de construção da primeira capital do Brasil, no século XVI, com a de Brasília, no século XX: Ambas surgiram de uma decisão política de ocupação do território e, cada uma a seu tempo, trouxeram inovações urbanísticas.
Como era pelo porto que a cidade se articulava com o mundo, Salvador foi cosmopolita desde o primeiro instante. Para o escritor Antonio Risério: “Não se tratava de um povoado que foi crescendo. A cidade já surge estruturada. Salvador não nasce de um passado, mas de um projeto de futuro que era construir o Brasil”.
Continuamos a construir o Brasil; Salvador permanece alinhada com esse objetivo e continua a merecer a definição de “cosmopolita”: atraindo, encantando e congregando pessoas de todas as partes do mundo, por seu patrimônio histórico, suas belezas naturais a alegria de seu povo, nossa cidade, sem sombra de dúvida, sempre foi uma vitrine positiva para o Brasil.
Mas hoje, a essa imagem de beleza e alegria, junta-se também a de uma cidade em desenvolvimento, que requisita o seu lugar de direito entre as metrópoles:no ano passado, a Blomberg apontou que, em 2025, Salvador será a segunda cidade mais populosa do mundo, milhas quadradas, atrás somente da chinesa Hong Kong.
À cidade, à região metropolitana e aos seus quase quatro milhões de habitantes, os nossos mais sinceros parabéns. Façamos a nossa parte, para que Salvador se torne cada vez maior e mais linda, orgulho da nossa Bahia!
Dê-se ciência da presente aos órgão de imprensa, para divulgação.

Sala das Sessões, 26 de março de 2015

Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br