Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/deputado123/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284
segunda-feira, 25 abril, 2016

288 anos de Itapicuru

MOÇÃO Nº 19.192/2016

Moção de congratulações à população de Itapicuru, pela passagem do aniversário de emancipação do município.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, votos de congratulações à população de Itapicuru, pela passagem do aniversário de emancipação do município.

A cidade, conta com inúmeras riquezas naturais, fontes de águas termais e medicinais em um dos maiores lençóis freáticos do Brasil. Abriga o Balneário Termal de Itapicuru, que atrai turistas que buscam contato com a natureza, os fins terapêuticos das águas termais, ou apenas aproveitar o lugar agradável que proporciona descanso e boas comidas regionais.

É provável que a mais antiga referência ao hoje município de Itapicuru date do ano de 1636, quando uma missão franciscana foi instalada em sua área territorial, sob a denominação de Santo Antônio. Na época, a região era habitada por índios das tribos dos Kiriris, dos Paiaiás e dos Tupinambás. Em 1680, foi criada na localidade uma freguesia em louvor a Nossa Senhora de Nazaré do Itapicuru de Cima, que daria origem à devoção a ela cultuada até os dias atuais, tornando o povo itapicuruense dotado de grande sentimento de fé.

Entre os atrativos do município está a feira, que sempre ocorre nos dias de sexta-feira e atrai pessoas de todas as cidades da região, pela grande quantidade de produtos oferecidos e por sua qualidade. É costume da população ir à feira, não só para o abastecimento das casas, mas também para o lazer, observando o grande número de pessoas que movimentam a cidade.

Com uma população de 35.987 pessoas, segundo estimativa do IBGE, é um dos municípios mais antigos da Bahia, complementando assim no dia 28 de abril, 288 anos. Uma história marcada por curiosidades, Itapicuru traz em seu nome também a tradição indígena. Originada no tupi-guarani, significa “laje caroçuda”, em referência às espécies de rochas encontradas pelos indígenas na região. Inicialmente, chamava-se Itapicuru de Cima, mas foi supresso em 1931 e restaurado em 1933, com o nome simplificado para Itapicuru.

Nossos parabéns, portanto, aos amigos de Itapicuru, uma cidade cuja história resgata, um pouco, a própria história da Bahia. Que Deus continue abençoando essa terra linda e seu povo maravilhoso!

Dê-se ciência da presente à Prefeitura e à Câmara Municipal, para conhecimento e divulgação.

Sala das Sessões, 25 de abril de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br