quinta-feira, 7 abril, 2016

204 anos de Araci

MOÇÃO Nº 19.121/2016
Moção de congratulações à população de Araci, pela passagem do aniversário de emancipação do município.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, votos de congratulações à população de Araci, pela passagem do aniversário de emancipação do município.

Em 7 de abril, Araci completa 204 anos de emancipação. O seu povo comemora as alegrias e as vitórias do passado, e olha para o futuro com esperança e determinação.

Uma esperança que tem razão de ser. Ao longo dos anos, o povo de Araci vem mostrando o seu amor à terra natal e a sua capacidade de trabalho, em busca de desenvolvimento para o município e maior qualidade de vida para a sua gente.

O município desmembrou-se pelo fato de estar se desenvolvendo na agropecuária e no comércio, podendo assim sustentar suas despesas. Isto ocorreu em 12 de dezembro de 1890. Em 1904, o município passou a se chamar Araci, mas foi extinto em 1931 após decair em seus trabalhos sustentáveis. A partir da extinção, Araci foi novamente anexada a Serrinha. Em 14 de novembro de 1956, Araci foi restaurada e elevada à cidade, separando-se novamente de Serrinha.

A economia local, baseada desde o início na agropecuária, tem como maiores destaques a mandioca, os rebanhos de bovinos, suínos, caprinos e ovinos e a produção de galináceos. Mas o comércio popular é o seu grande diferencial! A feira livre da segunda-feira é uma atração à parte, atraindo gente de cidades vizinhas e até de regiões mais distantes. Também a de quinta-feira, em menor escala, registra um movimento considerável.

E Araci continua a buscar novos caminhos! O turismo se intensificou no município desde 2011, quando foi inaugurada a primeira parte do complexo turístico do Poço Grande, um balneário de água salobra, que trouxe uma nova perspectiva de vida e melhoria financeira, alegria para os habitantes do município e para muitos turistas baianos e de várias partes do Brasil, que vêm conhecer o paraíso das águas.

Mas, além do Poço Grande, outros pontos turísticos de Araci, como: o Bomfim, a Praça Nossa Senhora da Conceição, a Cachoeira do Inferno, o Açude do Maracujá, o Rio da Roda, a Ilha do Amor e o Rio Itapicuru, começam a tornar-se conhecidos. Além das festas populares: a Festa de Reis, a Emancipação, a Festa dos Negros, a Festa da Padroeira, o fantástico São João de Araci e o São Pedro de Tapuio.

Nossos parabéns, portanto, aos amigos de Araci. Vamos em frente, com a graça de Deus, trabalhando juntos por essa terra linda e seu povo maravilhoso!

Dê-se ciência da presente à Prefeitura e à Câmara Municipal, para conhecimento e divulgação.

Sala das Sessões, 7 de abril de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br