segunda-feira, 9 novembro, 2015

175 anos de Santa Rita de Cássia

MOÇÃO Nº 17.692/2015

Moção de congratulações com o município e o povo de Santa Rita de Cássia, pela passagem de seu 175° aniversário de emancipação.

O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa , Moção de congratulações com o município e o povo de Santa Rita de Cássia, pela passagem de seu 1750 aniversário de emancipação
Antigamente conhecido pelos nomes de Rio Preto e Ibipetuba, o município de Santa Rita de Cássia conta hoje com uma população de 26.761 habitantes. Localizado na porção Nordeste do Planalto Central, tem uma topografia suave, sem grandes variações de altitude e é cortado, no sentido oeste leste, pelo Rio Preto, sub-afluente do Rio São Francisco.
Criado em 26 de março de 1840 está geograficamente inserido na região mais rica em recursos hídricos do Nordeste brasileiro. O município é brindado com belas paisagens e vegetação exuberante, possuindo fauna e flora ricas e variadas. O município tem um clima bem variado, com duas estações climáticas bem definidas: a estação seca e “fria”, que vai de maio a setembro, e a estação chuvosa e quente, que vai de outubro a abril.
Sua economia é impulsionada ainda pela criação de gado, com os grandes rebanhos vindos do litoral que ainda merece destaque nos dias de hoje. Na agricultura, sobressaem-se as culturas de feijão, mandioca (da qual é o 36º maior produtor baiano), melancia (6º maior produtor do estado) e milho, e em menor escala o da cana-de-açúcar. No extrativismo, o principal produto é o carvão vegetal: Santa Rita de Cássia está entre os municípios baianos que mais produzem essa matéria-prima.
Contudo, a maior riqueza do município é o seu povo: uma gente amistosa, valente e alegre, que comemora com alegria a Folia de Reis, durante todo o mês de janeiro, a Festa da Padroeira, de 15 a 22 de maio (com direito à tradicional Vaquejada, entre os dias 18 e 20), a Festa do Divino Espírito Santo e, é claro, o São João, de 18 a 29 de junho.
E é com essa gente trabalhadora e honesta, que agora nos congratulamos. São eles, os santa-ritenses, que merecem o nosso aplauso e o nosso abraço de parabéns, por fazerem o município continuar firme e forte, no caminho do desenvolvimento e de uma vida melhor!
Dê-se ciência da presente à Câmara Municipal e à Prefeitura da Congratulada Cidade de Santa Rita de Cássia, para conhecimento e divulgação.
Sala das Sessões, 31 de março de 2015
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br