quinta-feira, 10 novembro, 2016

167 anos de Nazaré

MOÇÃO Nº 19.809/2016
Moção de congratulações com a população de Nazaré, pela passagem dos 167 anos de emancipação do município, em 10 de novembro.
O deputado Alex Lima que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa votos de congratulações com a população de Nazaré, pela passagem dos 167 anos de emancipação do município, em 10 de novembro.

Cidadão nazareno e representante do município no legislativo baiano, aproveito a data para ressaltar a ligação efetiva que tenho com a cidade e reforçar o compromisso de defender os interesses de Nazaré na Assembleia Legislativa.

A criação de uma capela deu origem à cidade, que cresceu em sua volta. Nazaré fica no centro sul do Recôncavo Baiano, às margens do Rio Jaguaripe. Em 1560 ali já existia, em plena atividade, um dos primeiros grandes engenhos de açúcar da Bahia. Tem hoje uma população estimada em 30.000 habitantes.

A região é especializada na produção de farinha de mandioca, que ainda hoje é considerada uma das melhores do Brasil. É uma farinha muito fina, chamada de copioba, o que deu o codinome de, “Nazaré das Farinhas” à cidade.

O município possui um grande acervo histórico e arquitetônico e muitos outros atrativos que valem a pena ser visitados. A cachoeira do Roncador, muito próxima da cidade, é uma boa opção de turismo ecológico, e um passeio de escuna entre os canais fluviais, com vegetação de mangue, ainda intacta, é outra grande atração. Merece destaque, ainda, entre outras construções, a antiga estação ferroviária, hoje um centro cultural.

A grande riqueza de Nazaré é o seu povo, que me motiva a trabalhar e realizar ações que honrem a confiança em mim depositada. E é com os nazarenos que agora nos congratulamos, na certeza de que o futuro trará ainda mais desenvolvimento e progresso para o município, e qualidade de vida para sua gente!

Sala das Sessões, 10 de novembro de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br