terça-feira, 5 Abril, 2016

144 anos de Entre Rios

MOÇÃO Nº 19.097/2016
Moção de congratulações à população de Entre Rios, pela passagem do aniversário de emancipação do município, em 03 de abril.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, votos de congratulações à população de Entre Rios, pela passagem do aniversário de emancipação do município, em 03 de abril.

Desde antes do Descobrimento do Brasil, as terras férteis e o clima aprazível de Entre Rios atraíam visitantes. No ano 1.000, as tribos que viviam na região do município foram expulsas de suas terras, por índios tupis que vieram dos vales dos rios Madeira e Xingu.

No século XVI, quando os primeiros navegadores europeus ali chegaram, a região era ocupada pelos tupinambás. O primeiro povoado português foi erguido junto aos rios Joanes, Itapicuru e Inhambupe, sendo esta a origem do nome “Entre Rios”.

Alavancado pela agricultura e pela pecuária, o lugar conheceu um crescimento rápido e contínuo; novos colonos fundaram o povoado de Nossa Senhora dos Prazeres, onde, em 1848, surgiu a freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de Entre Rios. Em 3 de abril de 1872, o povoado, foi elevado a vila, e teve o nome simplificado para Entre Rios.

Hoje, o município tem uma população estimada em 43.006 habitantes (IBGE/2015). Fica a 128km de Salvador, e é formado pelos distritos de Entre Rios (Sede), Sítio do Meio e Ibatuí. Seus principais acessos são a BR 101, em direção a Aracaju, pela Linha Verde, ou a BA 093, a partir de Simões Filho.

Além da agricultura e da pecuária, que foram as primeiras atividades econcômicas do município, Entre Rios tem vocação natural para o turismo, por sua localização privilegiada, suas belezas naturais e pela facilidade de acesso. Em seu território estão algumas das praias mais lindas da região, como Subaúma, Massarandupió e Porto de Sauípe.

Completando 144 anos, Entre Rios continua com um fôlego de adolescente, para buscar o desenvolvimento e o progresso, com base no amor de seu povo, que trabalha com alegria e esperança, em busca de uma vida melhor para todos!

Dê-se ciência da presente à Câmara Municipal e à Prefeitura local, para conhecimento e divulgação.
Sala das Sessões, 5 de abril de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br