quinta-feira, 30 junho, 2016

136 anos de Rio Real

MOÇÃO Nº 19.414/2016
Moção de congratulações com os habitantes de Rio Real, pelo aniversário do município, que transcorre em 01 de julho.
O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, a presente moção de congratulações com os habitantes de Rio Real, pelo aniversário do município, que transcorre em 01 de julho.

Originado pelo povoado de Barracão, anteriormente chamado de Brejo Grande, por ter surgido no lugar de um brejo que abastecia os moradores da região, o município foi criado com território desmembrado de Itapicuru, por Resolução Provincial, de 01.07.1880, com a denominação de Vila de Nossa Senhora do Livramento do Barracão.

Em 1931, teve a denominação mudada para Rio Real. Conta a tradição local que a Vila recebeu este nome, por ter abrigado a comitiva de Dom Pedro II, durante uma viagem pelo interior da Bahia. A sede, tornada freguesia por Resolução Provincial, de 08.05.1855, com a invocação de Nossa Senhora do Livramento do Barracão, foi elevada à condição de cidade por Decreto-Lei-Estadual, de 30.03.1938.

Principal atividade econômica do município, o setor de serviços e comércio, denominado terceiro setor da economia, responde por cerca de 60% da economia da região. O setor agrícola representa cerca de 30%, enquanto a indústria não alcança nem 10% da geração da riqueza local.

Hoje, Rio Real possui uma população estimada em 40.809 habitantes (IBGE/2015). Está localizado na região nordeste do estado e ocupa uma área de 716 km², 173 metros acima do nível do mar.

No setor agrícola, merecem registro as produções de laranja, limão, tangerina, abaxi, mamão e maracujá; pouca gente sabe, mas Rio Real é o maior produtor estadual de laranja e boa parte dessa produção destina-se ao beneficiamento da polpa, no município de Estância, de onde é exportada para a Europa. Na pecuária, destacam-se os rebanhos de bovinos, ovinos, suínos, equinos, ovinos e muares.

No setor de bens minerais, é produtor de argila. Mas, além destas alternativas econômicas, começa a despertar para o seu potencial turístico: o parque hoteleiro municipal já registra mais de uma centena de leitos.

Sob a gestão competente e dedicada do Prefeito Orlando Brito de Almeida, mais conhecido como Orlando do Banco, Rio Real preserva a sua história e as suas tradições, mas inicia uma decidida jornada rumo a um futuro melhor.

Como representante do município na Assembléia Legislativa, parabenizo as cidadãs e os cidadãos rio-realenses e reafirmo o meu compromisso de continuar o meu trabalho pelo desenvolvimento dessa terra linda, que tem um lugar especial no meu coração!

Dê-se ciência da presente ao Prefeito do município, ao presidente da Câmara Municipal de Rio Real e às demais autoridades municipais.
Sala das Sessões, 30 de junho de 2016
Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br