segunda-feira, 9 novembro, 2015

135 anos de Rio Real

MOÇÃO Nº 18.178/2015

Moção de congratulação aos cidadãos do município de Rio Real, pela passagem de seu 135° aniversário que acontece no dia 01 de julho de 2015.

O deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, Moção de congratulação aos cidadãos do município de Rio Real, pela passagem de seu 135° aniversário que acontece no dia 01 de julho de 2015.
A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia faz inserir na ata dos seus trabalhos, Moção de congratulação aos cidadãos do município de Rio Real, pela passagem de seu 135° aniversário que acontece no dia 01 de julho de 2015
Há 135 anos teve origem no povoado de Barracão, antes chamado de Brejo Grande, por ter surgido no lugar de um brejo que abastecia os moradores da vizinhança.
Criado com territórios desmembrados de Itapicuru, com o nome de Vila de Nossa Senhora do Livramento do Barracão, recebeu o nome de Rio Real em 1931 e a sua sede passou à condição de cidade em 1938.
Segundo a tradição local, o município e a cidade receberam este nome por terem abrigado a comitiva de D.Pedro II, em uma de suas viagens pelo interior da Bahia. Mas esta é apenas uma das muitas narrativas que correm nesta terra cheia de história e belezas naturais.
Baseada nos serviços e no comércio, que são responsáveis por 60% do PIB local, Rio Real conta também com a agricultura, onde se destacam os cultivos de laranja, limão, tangerina, abacaxi, mamão e maracujá, e com a pecuária, na criação de bovinos, suínos, eqüinos, ovinos e muares. Ainda dando os seus primeiros passos, a indústria responde por 10% da economia.
Maior produtor baiano de laranjas, este é, principalmente, um município que caminha a passos largos para o futuro, amparado na força de seu solo e na coragem e no amor de seu povo.
E é por esta coragem e este amor, que agora parabenizamos a todos os nossos amigos de Rio Real, associando-nos à sua alegria pelos 135 anos bem vividos. Que venham muitos mais, trazendo cada vez mais desenvolvimento para esta terra linda e qualidade de vida para o seu povo!

Dê-se ciência da presente à Câmara de Vereadores e à Prefeitura municipal, para divulgação.

Sala das Sessões, 6 de julho de 2015

Deputado Alex Lima

Publique o seu comentário

Contato

Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, Prédio Anexo, gab. 202, Wilson Lins - CEP: 41.745-001 CAB, Salvador/BA.

(71) 3115-7281

alexlima@alba.ba.gov.br